O Banco de Títulos CBLC (BTC) é um serviço de aluguel de títulos que atende tanto aos que querem emprestar, quanto aos que querem tomar emprestado um ativo financeiro mediante aporte de garantias. A Bolsa atua como contraparte e garante as operações.
O acesso ao serviço se dá por meio de um sistema eletrônico. Esse tipo de operação envolve um doador, que detém ações em carteira e deseja alugar essas ações ao mercado, em troca de uma taxa prefixada livremente pactuada entre as partes. Do outro lado existe um tomador, que tem interesse em alugar essas ações e que se compromete a pagar a taxa do aluguel e o emolumento cobrado pelo BTC. Os tomadores geralmente são investidores que apostam na queda da ação, que alugam para poder vendê-las imediatamente, para posteriormente comprá-las a um preço mais barato e devolver as ações ao doador, ficando com a diferença financeira.
No final do prazo acordado o tomador deve devolver os títulos emprestados ao proprietário. Vale lembrar que todos os proventos (dividendos, bonificações e etc) declarados pelo emissor do título pertencem ao proprietário original das ações, mesmo que durante a vigência do contrato de aluguel.