Podcast
O que esperar do mercado para hoje.
Panorama
As principais cotações no Brasil e no Mundo.

#ExploreSeusHorizontes

Top

Aluguel de Ações

O que é Aluguel de Ações?

Você sabia que pode ganhar um rendimento extra ao alugar suas ações a outros investidores?

Banco de Títulos CBLC (BTC) é um serviço de aluguel de títulos que atende tanto aos que querem emprestar, quanto aos que querem tomar emprestado um ativo financeiro mediante aporte de garantias. A Bolsa atua como contraparte e garante as operações.

 

O acesso ao serviço se dá por meio de um sistema eletrônico. Esse tipo de operação envolve um doador, que detém ações em carteira e deseja alugar essas ações ao mercado, em troca de uma taxa prefixada livremente pactuada entre as partes. Do outro lado existe um tomador, que tem interesse em alugar essas ações e que se compromete a pagar a taxa do aluguel e o emolumento cobrado pelo BTC. Os tomadores geralmente são investidores que apostam na queda da ação, que alugam para poder vendê-las imediatamente, para posteriormente comprá-las a um preço mais barato e devolver as ações ao doador, ficando com a diferença financeira.

 

No final do prazo acordado o tomador deve devolver os títulos emprestados ao proprietário. Vale lembrar que todos os proventos (dividendos, bonificações e etc) declarados pelo emissor do título pertencem ao proprietário original das ações, mesmo que durante a vigência do contrato de aluguel.

  • Risco
  • Preços
  • Resgate
  • Imposto
Baixo

Para o doador o risco da operação consiste na perda de boas oportunidades de venda no período em que a ação estiver emprestada. O doador fica impedido de realizar movimentações enquanto o ativo estiver de posse do tomador.

 

Apesar de não ser uma operação de alto risco, a Lerosa Investimentos aconselha ao investidor o conhecimento de todas as regras envolvidas na operação antes de tomar a decisão de doar seus ativos.

Para saber mais sobre riscos, clique aqui.

Mínimo de R$ 10,00

Taxa de remuneração: Acordada entre partes, passível de negociação conforme contrato do aluguel e paga pelo tomador ao doador.

 

Taxa CBLC: Cobrada pela CBLC do tomador, para empréstimos voluntários, de 0,25% a.a. com mínimo de R$ 10,00.

Para saber mais sobre os custos operacionais, clique aqui.

A negociar

A liquidação do contrato de aluguel ocorre na data de seu vencimento, a ser acordado com a contraparte.

 

Em caso de renovação do aluguel, o tomador deverá fazer a solicitação com três dias de antecedência (D-3) do vencimento do contrato.

De 15% a 22,5% de I.R.

Para o doador, há incidência de imposto de renda sobre o rendimento da operação, que segue a mesma tabela regressiva das operações de renda fixa.

 

As alíquotas aplicadas dependem do prazo do empréstimo:

 

  • 22,5% para operações até 6 meses;
  • 20% para operações entre 6 e 12 meses;
  • 17,5% para operações entre 12 e 24 meses;
  • 15% para operações acima de 24 meses.