Os fundos de índices, também conhecidos como ETFs (Exchange Traded Funds) são fundos de investimentos como outro qualquer, mas assim como os fundos imobiliários, as ETFs também são cotadas em bolsa. Dessa forma, um investidor pode comprar cotas desse tipo de fundo com a mesma facilidade que se tem para comprar ações.
O objetivo das ETFs é replicar índices, que podem ser de ações, commodities, moedas, títulos e vários outros. Para o Ibovespa, por exemplo, existe a BOVA11 que replica os resultados desse índice de ações. Existem também ETFs que replicam carteiras de ações que são boas pagadoras de dividendos, como é o caso da DIVO11. É possível também investir nas 100 ações mais negociadas do Brasil através da BRAX11.
Esse tipo de investimento é atrativo principalmente para aqueles investidores que desejam investir em algum determinado setor ou alguma classe de ativo e de forma diversificada, sem ter o trabalho de comprar uma série de ativos diferentes. Esse investimento pode ser feito com apenas uma ETF correspondente.